Saiba como o Marketing Cloud potencializa os resultados da sua empresa e conheça os benefícios da ferramenta para o gerenciamento da jornada do cliente.

14 out 22

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6 min de leitura

O marketing não é mais o mesmo, mas digo isso com tranquilidade. Afinal, a automação abriu caminho para que o cliente ficasse cada vez mais em evidência e um dos frutos disso é o Marketing Cloud.

Hoje em dia, ele é uma das ferramentas de automação de marketing mais poderosas do mercado.

Não é à toa que empresas que exploram seu potencial garantem os melhores resultados com sua base de clientes.

Afinal, o relatório Customer Experience Trends Report revelou em 2021 que, após uma experiência ruim com a sua marca, 80% das pessoas mudarão para um concorrente.

Como não quero que isso aconteça com a sua empresa, preparei um guia completo sobre o Marketing Cloud e expliquei como ele potencializa sua jornada do cliente.

Confira o que você irá aprender com a leitura:

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O que é uma jornada do cliente?

Cada ponto de contato do cliente com a sua empresa é uma oportunidade para gerar experiências positivas.

Nesse sentido, a jornada do cliente nada mais é do que as interações que os consumidores têm com a sua marca ao longo de toda a vida.

E sim, isso compreende todo o caminho, desde o primeiro contato até a finalização da compra e o pós-venda. Também podemos incluir:

  • Atendimento prestado pela sua equipe
  • Interações com os canais de comunicação
  • Impressões dos produtos e serviços
  • Engajamento nas redes sociais

Portanto, a jornada do cliente narra toda a sua história, desde o momento em que ele sentiu necessidade do seu produto ou serviço até os processos de pesquisa, avaliação e comparação.

Ou seja, ela acompanha seus consumidores até a última etapa com a conversão e o relacionamento que surge.

Quem dita se essa conexão é positiva ou negativa é a sua empresa. Ou seja, a jornada do cliente definitivamente não pode ser menosprezada dentro do seu negócio.

Para sua equipe de marketing e vendas, esse mapeamento proporciona estratégias que combinam experiências tanto digitais quanto do mundo real.

As empresas que se destacam no mercado são justamente as que entendem as nuances da criação de conteúdo atrativo e personalizado, que são enviados com a mensagem certa e no momento ideal.

Afinal, dados do Think with Google revelaram que 60% das pessoas esperam que as marcas deem as informações que elas necessitam na hora certa.

Logo, sua empresa deve estar pronta para ajudar no momento certo, ganhar a confiança ao fechar um negócio e garantir a satisfação dos seus clientes.

Leia mais: CRM Salesforce: como saber se essa é a ferramenta ideal para sua empresa

Saiba como o Marketing Cloud potencializa os resultados da sua empresa e conheça os benefícios da ferramenta para o gerenciamento da jornada do cliente.

O que é o Marketing Cloud?

O Marketing Cloud é uma plataforma baseada em nuvem, que proporciona jornadas relevantes e personalizadas para seus clientes.

Isso significa que suas funcionalidades e aplicações ficam ao dispor das suas equipes a todo momento, armazenadas em qualquer dispositivo.

Ou seja, você elimina de uma vez por todas as preocupações do seu departamento de TI com a compra e o provisionamento de servidores.

Mais um benefício é que seja qual for o canal de comunicação, o Marketing Cloud também permite que sua equipe de marketing e vendas saiba o momento certo para agir.

Afinal, nem sempre seus consumidores estão prontos para fechar negócio, então é essencial ter isso em mente em todas as fases do relacionamento com o cliente.

Desse modo, ele integra soluções para gerenciamento da jornada do cliente em inúmeras possibilidades:

  • E-mail marketing
  • Dispositivos móveis
  • Redes sociais
  • Personalização da web
  • Publicidade
  • Criação e gerenciamento de conteúdo
  • Análise de dados

Bom, como você já deve ter percebido, a ferramenta abrange todas as interações e envolvimentos possíveis com os clientes.

Vale ressaltar que um estudo da McKinsey revelou que 90% dos compradores admitem ser impulsionados pela compra em si, ao invés da fidelidade à marca.

Sendo assim, o mapeamento da jornada do cliente é extremamente importante para que você saiba como chamar a atenção e fidelizar os consumidores.

Leia mais: Salesforce: tudo o que você precisa saber para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia

Saiba como o Marketing Cloud potencializa os resultados da sua empresa e conheça os benefícios da ferramenta para o gerenciamento da jornada do cliente.

Como o Marketing Cloud ajuda sua empresa a gerenciar a jornada do cliente?

Com o apoio do Marketing Cloud sua empresa pode fornecer uma experiência personalizada e desfrutar de uma visão ampla e estratégica de cada um dos seus consumidores.

Isso porque os relacionamentos que você cria são muito mais profundos e significativos.

Quando você tem a possibilidade de conectar os pontos entre esses contatos, significa que você está no caminho certo para otimizar a jornada do cliente.

Como o Marketing Cloud integra as interações de qualquer canal de comunicação e em todas as condições, o contato é muito mais objetivo e entrega melhores resultados para sua empresa.

Afinal, a plataforma reúne as informações do cliente com seu comportamento em tempo real.

Os benefícios são a criação de ações mais inteligentes e até mesmo interações que antecipam as necessidades do seu público-alvo. E mais importante, respondem à altura ou superam suas expectativas.

Cada um desses aspectos direciona e personaliza seu posicionamento enquanto marca, de uma forma exclusiva que acompanha o cliente ao longo de sua jornada.

Leia mais: Implementação Salesforce: como encontrar a consultoria ideal para sua empresa

Saiba como o Marketing Cloud potencializa os resultados da sua empresa e conheça os benefícios da ferramenta para o gerenciamento da jornada do cliente.

Como o Marketing Cloud se diferencia das táticas tradicionais de automação de marketing?

Acredito que já tenha ficado claro como o Marketing Cloud é a ferramenta que separa sua empresa das demais do seu segmento de atuação.

Porém, se você ainda não se convenceu, confira como ele se diferencia das táticas tradicionais de automação de marketing:

Atinge personalização exclusiva

Isso é possível em escala graças ao apoio de uma verdadeira visão completa da sua base de clientes.

Afinal, o Marketing Cloud integra todas as fontes de dados das suas equipes de marketing, vendas e atendimento.

Além disso, registra os contatos individuais e permite que o progresso do funil de vendas continue evoluindo constantemente.

Tudo isso contribui com os insights de dados do software CRM e nenhuma interação com seus clientes escapa: abertura de e-mail, download de materiais gratuitos ou compras em lojas físicas e virtuais, por exemplo.

Torna acionáveis os dados de clientes em tempo real

Mais do que uma simples coleta de dados, o Marketing Cloud permite que seus profissionais de marketing planejem, personalizem e otimizem a jornada do cliente.

Desse modo, ele ilustra as etapas em todos os canais de comunicação e permite que você oriente seus consumidores através do funil de vendas.

O download de um aplicativo, por exemplo, aciona gatilhos como mensagens de push com dicas de uso ou e-mails de agradecimento.

Tudo isso abre portas para interações personalizadas e mais próximas, como seu cliente realmente precisa.

Disponibiliza métricas de eficiência para suas campanhas

Cada estratégia dos seus profissionais de marketing está alinhada a um objetivo de negócios específico, não é mesmo?

Nesse sentido, o Marketing Cloud fornece insights valiosos sobre o atingimento de metas em tempo real.

Assim, é possível testar diferentes formas de interação para otimizar o desempenho da sua equipe.

Isso porque você tem uma visão ampla sobre as ações que produzem os melhores resultados, os canais em que elas acontecem ou as mensagens permitiram isso.

Os benefícios estão na possibilidade de ajustar e experimentar diferentes combinações para otimizar o desempenho da sua equipe de vendas e progredir cada vez mais.

Com o apoio de dados inteligentes sobre a jornada do cliente e mensagens personalizadas, o Marketing Cloud promove uma percepção positiva do consumidor em relação à sua marca.

Portanto, a satisfação gera um volume maior de aquisição de produtos ou renovações de serviços. Além de mais indicações e menos abandono, o que tenho certeza que você deseja para sua marca.

Facilita o gerenciamento de contatos

Sem sombra de dúvida é um dos maiores diferenciais de um software CRM, uma vez que ele se baseia em informações reais para criar experiências únicas.

Como resultado, você tem uma visão completa do seu negócio e suas interações com os clientes, já que os dados são derivados de uma fonte segura.

Tudo isso é possível com a segmentação de um software CRM, que realiza uma análise efetiva e usa algoritmos avançados para encontrar seu público-alvo no momento certo.

Contudo, para que isso funcione como você espera e precisa, o ideal é que sua empresa conte com profissionais capacitados em implementação Salesforce.

Isso porque ele é a solução que mais entrega experiências personalizadas e alinha suas equipes com os mesmos objetivos. Dessa forma, você garante:

  • Acréscimo na colaboração entre as equipes
  • Agilidade nas tomadas de decisão
  • Redução de custos em suporte
  • Crescimento na retenção de clientes
  • Aumento na satisfação de consumidores
  • Velocidade na resolução de problemas
  • Maximização da produtividade

Tenho certeza de que prever o conteúdo e oferecer as ofertas ideais para seus clientes proporcionará os resultados que você tanto almeja.

Para isso, conheça a C3C e conte com um banco de dados que atuará como um verdadeiro braço direito da sua operação.

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