Tenho certeza de que sua empresa se deparou com uma quantidade enorme de informações nos últimos anos, não é à toa que o especialista em ciência de dados Clive Humby os chamou de o novo petróleo. Mas, de nada adianta ter acesso às informações e não saber como funciona a LGPD na prática.
Isso porque a transformação digital modificou sim a forma como devemos lidar com os elementos que temos contato diariamente. Porém, a questão aqui não é exatamente se a cultura data-driven da sua empresa funciona ou não.
Quando suas ações não estão alinhadas às normas da Lei Geral de Proteção de Dados, seu negócio corre o risco de sofrer penalidades severas e comprometer a credibilidade.
Então, quer saber como colocar a LGPD em prática no dia a dia da sua organização? É simples, continue comigo porque vamos explorar juntos a importância dos dados no cenário atual e como eles podem ser usados para melhorar a tomada de decisões com segurança.
Revise as condições de fornecimento dos dados pessoais
Conscientize sua empresa sobre importância da LGPD
Estabeleça um programa de Governança e Conformidade
Defina um plano de ação e coloque a LGPD em prática
Acompanhe as mudanças da legislação
O que é a LGPD?
O grande propósito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a garantia de mais segurança aos usuários e às empresas em relação à coleta, armazenamento e uso de dados pessoais.
Nesse sentido, a criação das normas teve como objetivo a proteção dos dados de pessoas físicas, uma vez que até então não existia nenhuma legislação específica que garantisse isso.
Desse modo, os usuários não sabiam exatamente o que estavam compartilhando com as empresas, que também ficavam no escuro e não sabiam como utilizar as informações para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.
Você, enquanto consumidor, definitivamente já compartilhou milhares de dados durante suas interações com os mais diversos tipos de empresa.
Agora, vamos supor que uma delas não armazena suas informações de modo seguro e elas são vazadas. Sua credibilidade seria a mesma? Você recomendaria a empresa para amigos e familiares?
É aí que entra a LGPD, tanto usuários quanto empresas ficam mais tranquilas e seguras quanto a privacidade dos seus dados pessoais. Isso porque as normas promovem um ambiente digital mais seguro, com processos, padrões e regras para:
- Coleta e armazenamento de dados
- Gestão da coleta e do manuseio das informações
- Implementação de práticas de segurança
- Atualizações regulares das estratégias
- Revisão constante dos processos internos
Como resultado, as falhas em potencial são reduzidas e as trocas de informações são seguras, o que evita a exposição desnecessária dos dados.
Além disso, o próprio usuário concede uma autorização de forma prévia em relação ao armazenamento dos seus dados. Para isso, as empresas devem deixar que a ação esteja sendo comunicada de forma clara.
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Qual é a importância da LGPD?
A LGPD foi sancionada em agosto de 2018, mas entrou em vigor no Brasil apenas em setembro de 2020. Então, caso as ações da sua empresa ainda não estejam de conformidade com as normas, sua empresa corre o risco de sofrer multas.
Isso porque a legislação definiu um padrão de penalidades mais alto para as organizações que descumprem suas normas, como uma forma de incentivo para o uso regular dos dados dos consumidores.
Contudo, os riscos eminentes das multas não são as consequências mais graves que sua empresa pode sofrer. A perda de credibilidade, por exemplo, pode gerar mais prejuízos do que os valores de uma possível penalidade.
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Quando um cliente fornece seus dados e informações sigilosas, ele confia – mesmo que inconscientemente – que sua empresa irá protegê-los. Portanto, quando ocorre uma falha na operação e acontece um vazamento, isso gera impactos negativos no relacionamento entre ambas as partes.
Mas, sei como o processo de adequação nem sempre é simples. Continue comigo para entender como iniciar a mudança na sua organização.
Como funciona a implementação da LGPD na prática?
Agora que você já entendeu o que é a LGPD e qual é a importância das normas para a sua empresa, você deve partir para a ação e implementar a legislação na sua empresa.
Por mais que a legislação tenha entrado em vigor há alguns anos, não deixa de ser uma novidade para todos os indivíduos que estão envolvidos, sejam eles usuários, líderes ou gestores.
Então, para te ajudar ainda mais a esclarecer suas dúvidas sobre a proteção de dados pessoais, confira algumas dicas para facilitar a adequação das suas ações de acordo com a LGPD:
Confira os termos de uso e a política de privacidade dos seus canais
Em primeiro lugar, é imprescindível revisar todos os termos de uso e as políticas de privacidade de cada um dos canais da sua empresa, como sites e portais.
Isso porque só a partir de uma análise mais aprofundada das ações realizadas será mais fácil identificar possíveis erros e estabelecer os padrões de proteção a serem seguidos a partir desse momento.
Também é primordial que exista um alinhamento da nova cultura entre todas as pessoas da sua empresa. Portanto, após a revisão dos termos de uso e das políticas de privacidade, todos os profissionais devem ser informados sobre as novas diretrizes e práticas que serão adotadas.
Revise as condições de fornecimento dos dados pessoais
Outra etapa fundamental para evitar complicações e dores de cabeça é verificar quais são as condições impostas no momento em que os usuários fornecem seus dados pessoais.
É muito importante que os termos de uso sejam aceitos de livre e espontânea vontade, mas principalmente de forma consciente.
Conscientize sua empresa sobre a importância da LGPD
A nova cultura de segurança só funcionará de verdade se a sua organização como um todo entender o impacto da LGPD na prática.
Porém, de nada adianta explicar de forma simples os conceitos da legislação, sua equipe precisa entender quais são os impactos da mudança no dia a dia, com exemplos de práticas que devem ser adotadas e evitadas.
Desse modo, todas as partes envolvidas no seu ecossistema estarão na mesma página quanto a mudança cultural e os resultados serão mais evidentes. Também é seu papel o investimento em ações para que seus profissionais acompanhem as evoluções e estejam em constante aperfeiçoamento.
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Estabeleça um programa de Governança e Conformidade
Uma abordagem sólida de Governança e Conformidade é um fator decisivo para o sucesso da adequação às normas da LGPD e para que seus processos sejam gerenciados com eficiência e segurança.
Para iniciar, é importante identificar quais são os principais objetivos e metas, nesse caso a garantia de compatibilidade com os regulamentos e a gestão dos dados.
Em seguida, é necessário determinar os recursos e a equipe responsável para alcançá-los, incluindo a definição dos papéis e das responsabilidades de cada um dos membros envolvidos no projeto.
Também é fundamental incluir a criação de comitês em seus planos, uma vez que gerenciar e monitorar o progresso do programa garantem que ele está funcionando como deveria.
Defina um plano de ação e coloque a LGPD em prática
Até aqui as ações estavam voltadas para a análise, revisão e conscientização da sua empresa sobre a importância da LGPD. Não se engane, o planejamento é uma parte fundamental, mas ele precisa sair do papel.
Então, após formar uma equipe interna responsável pela implementação e monitoramento da conformidade com as normas, é preciso garantir a abrangência das estratégias.
A próxima etapa é desenvolver políticas claras e procedimentos detalhados para os processos de gerenciamento de solicitações de privacidade e protocolos de notificação de vazamento de dados.
Com o apoio de medidas de segurança robustas para proteger os dados pessoais dos seus clientes, como criptografia, autenticação forte e backups regulares, sua organização estará pronta para colocar a LGPD em prática.
Acompanhe as mudanças da legislação
Por fim, é fundamental monitorar constantemente as atualizações da LGPD e o progresso das ações da sua empresa, assim como fazer ajustes necessários para garantir que os objetivos estão sendo cumpridos.
Isso inclui a realização de auditorias internas regulares e avaliação das práticas de proteção de dados com frequência.
Uma abordagem contínua de melhoria e otimização ajudará sua empresa a se certificar de que a adequação às normas está realmente funcionando na prática. Assim, a confiabilidade da sua operação não será questionada e seus resultados sólidos não serão comprometidos.
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Como o Salesforce segue as normas da LGPD?
Uma empresa comprometida com os seus clientes segue, obrigatoriamente, os padrões, as regulamentações e as melhores práticas de armazenamento de dados.
Portanto, nós da C3C nos certificamos de buscar parcerias que compartilham dos mesmos valores para a implementação de CRM.
A Salesforce adere às normas e padrões mundiais de segurança e privacidade, uma vez que segue a General Data Protection Regulation (GDPR) como norma reguladora para a portabilidade de dados, restrição de processamento, gerenciamento de consentimento e exclusão de dados.
De modo geral, nossa legislação é uma releitura da GDPR, uma vez que a lei da União Europeia de privacidade e segurança de dados serviu como modelo para diversos outros países.
Ainda que a aplicação da LGPD não siga as mesmas diretrizes, ela segue o mesmo conceito. Então, além das facilidades que a automatização leva para os seus setores de marketing e vendas, com a implementação do Salesforce você garante mais credibilidade para as suas operações e uma imagem positiva.
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