29 set 22

|

7 min de leitura

Muitas empresas têm como objetivo ajudar seu time de vendas com a gestão de contatos e fechamento de negócios, mas não sabem como escolher um CRM ou não entendem como a ferramenta facilita as etapas do processo.

Uma pesquisa sobre relacionamento com o cliente da Salesforce constatou que com o suporte da plataforma você encontra mais leads, fecha mais negócios e mantém mais consumidores com um aumento de 37% nas receitas de vendas.

Além disso, as melhorias médias também envolvem uma geração de 45% de aumento na satisfação do cliente.

Dessa forma, a administração completa de todo o processo de vendas gera resultados positivos no atendimento ao cliente, que passou a estar no centro dos negócios com a transformação digital.

Toda empresa é baseada em relacionamento, seja com seu público, seus fornecedores ou parceiros. Portanto, o ideal é que as conexões sejam administradas em um lugar seguro.

Continue a leitura para saber como escolher um CRM e facilitar a gestão de relacionamento com o cliente na sua empresa.

CTA

O que é um CRM?

O CRM organiza suas contas e contatos de forma prática e sem esforço manual. Dessa forma, você pula etapas que consomem tempo para serem executadas e acelera seu processo de vendas.

Pequenas, médias e grandes empresas se beneficiam da ferramenta, que mantém as informações sempre atualizadas e reunidas em um só lugar.

Com isso, a integração otimiza seu tempo de trabalho sem a necessidade de migrar os dados para outra plataforma.

Leia mais: Implementação de sistemas: entenda por que contratar uma empresa especializada

No entanto, antes de escolher um CRM é importante entender quais são os tipos diferentes da ferramenta e conhecer a distinção entre eles. Veja só como cada um deles funciona:

  • CRM Analítico: abrange a função de coletar, organizar e apresentar dados estratégicos e relacionados ao contato com seus clientes.
  • CRM Operacional: disponibiliza recursos e funcionalidades necessárias para acompanhar os leads pelas etapas do funil de vendas, desde o atendimento até o pós-venda.
  • CRM Colaborativo: possibilita a colaboração entre diferentes setores da empresa acessem as informações e usem os dados de acordo com suas demandas de trabalho.
  • CRM Estratégico: reúne as funcionalidades dos outros três modelos e permite o acesso a uma gama de recursos voltados para melhoria do relacionamento entre empresa e clientes.
Como escolher um CRM: dicas práticas para auxiliar sua empresa | C3C

Quais são os requisitos de um CRM?

Agora que você já sabe o que é um CRM e a distinção entre suas diferentes possibilidades, também é importante saber quais são as principais funcionalidades da plataforma.

Portanto, continue a leitura para descobrir o que você deve esperar da ferramenta.

Automação de processos manuais

A ferramenta automatiza inúmeras atividades que fazem parte do cotidiano da empresa e que demandam muito tempo e esforço manual dos seus colaboradores.

Dessa forma, sua equipe pode se dedicar em tarefas que são mais importantes para o andamento das operações.

Como o CRM abre espaço para sua força de vendas atuar no que sabe fazer de melhor, ela direciona todo seu empenho para construir um bom relacionamento com leads qualificados.

Colaboração e integração de informações

Em suma, um sistema CRM atua como um grande banco de dados que realiza a integração de todas as informações dos seus consumidores.

Nesse sentido, elas podem ser utilizadas para criar estratégias de curto, médio e longo prazo ou políticas de desconto e promoções. Além da possibilidade de adaptação conforme as demandas vigentes do mercado.

Como a solução organiza de forma eficiente os dados dos clientes, também possibilita uma melhora na experiência do usuário.

Além disso, o CRM auxilia nas conversões e transforma visitantes em leads, o que aumenta exponencialmente sua base de clientes.

Leia mais: CRM Salesforce: como saber se essa é a ferramenta ideal para sua empresa

Usabilidade e acessibilidade

Além da facilidade de manuseio, o sistema CRM elimina a necessidade de disponibilizar mais de uma ferramenta para coleta de dados para seus colaboradores.

Com isso, as equipes conseguem aproveitar seus recursos de modo fácil, rápido e intuitivo. Isso sem falar na mobilidade, já que a ferramenta permite o acesso a informações de qualquer lugar e hora por meio de dispositivos móveis.

Todos os benefícios mencionados impactam positivamente o dia a dia de seus vendedores, que usarão o CRM frequentemente, então precisam de um design simples e intuitivo.

Personalização da experiência de compra

O CRM também gera ótimos resultados para a jornada de compra dos consumidores, já que reúne o consumo individual e o histórico de compras de cada contato da sua empresa.

Nesse sentido, a plataforma indica quais são as ofertas mais interessantes de acordo com cada cliente, o que proporciona um relacionamento mais próximo com seu público.

Uma abordagem mais relevante com comunicação objetiva gera melhores resultados na fidelização e maior lucratividade.

Relatórios, previsões e análises

Os relatórios auxiliam na indicação do que é preciso fazer com a grande quantidade de dados disponibilizados pelo CRM.

Afinal, não basta apenas ter acesso às informações, a questão principal é acompanhar de perto o público-alvo e saber o momento certo de abordar os leads.

Em outras palavras, a plataforma responde às principais questões e aponta se seus colaboradores estão na direção correta ou não, a fim de alcançar os objetivos esperados.

Como escolher um CRM: dicas práticas para auxiliar sua empresa | C3C

Quais são as funcionalidades básicas de um CRM?

Sabemos que não é uma tarefa fácil acompanhar cada cliente da sua empresa sem se esquecer de tudo que é importante em meio a tantas obrigações.

Além disso, é o tipo de problema que só aumenta quando é negligenciado, o que faz com que as responsabilidades se acumulem cada vez mais.

Nesse sentido, contar com uma solução que integra todos os dados necessários sobre seu prospect é fundamental.

Em suma, um sistema CRM funciona da seguinte forma:

  • Cadastro de clientes: pode ser feito manualmente ou é possível exportar uma pasta a partir de um arquivo que contenha todas as informações sobre sua base de leads.
  • Registro de dados: a plataforma permite a realização de anotações sobre os clientes e a organização das informações para serem apresentadas, como canais de comunicação preferidos e histórico de compras.

Ou seja, a ferramenta atua como um braço direito na gestão de relacionamento ao cliente, além de apontar as mudanças necessárias e fornecer informações que servem como base para ações futuras.

Dessa forma, você poderá atender de modo personalizado seus consumidores e garantir a fidelização.

Afinal, uma pesquisa realizada pela Capterra demonstra que 47% dos entrevistados consideram que um dos maiores impactos de um CRM é justamente na retenção e satisfação de clientes.

Como escolher um CRM: dicas práticas para auxiliar sua empresa | C3C

Como escolher um CRM da forma correta?

A escolha de um CRM depende dos problemas que você precisa resolver. Portanto, o primeiro passo é estruturar quais são os objetivos que você deseja alcançar e os gargalos que existem no seu processo de vendas.

Isso porque a avaliação interna da sua empresa é uma das etapas fundamentais na hora de escolher o sistema ideal para suas operações.

Para ajudar você e seu trabalho, separei alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração antes de investir na ferramenta.

Processos ineficazes

Independentemente do tamanho de uma empresa, o ambiente é muito dinâmico e com isso os colaboradores despendem bastante tempo com processos falhos e repetitivos.

Além de afetar o processo de vendas como um todo e complicar as atividades, amplia também os gastos e compromete seu fluxo de caixa.

Sendo assim, se as soluções de problemas dos clientes e estratégias não são mais suficientes para a demanda da sua empresa, o ideal é contar com um sistema CRM e promover o crescimento do negócio.

Informações desorganizadas

Mesmo as atividades mais simples se tornam grandes problemas por conta da desorganização de dados importantes. Para evitar um cenário desses e dores de cabeça, o caminho é contar com um sistema CRM.

Afinal, manter dados tão importantes como de seus clientes em dia de fácil acesso facilita o trabalho de todas as pessoas envolvidas na operação.

Portanto, se planilhas e processos manuais ainda fazem parte do seu dia a dia, acabe com os riscos e invista na tecnologia que leva organização, agilidade e eficiência para sua empresa.

Leia mais: Salesforce: tudo o que você precisa saber para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia

Relatórios imprecisos

As falhas presentes em relatórios impossibilita uma visão ampla e estratégica dos pontos fortes e fracos da sua equipe de vendas, o que prejudica o desempenho total da operação.

Portanto, um CRM além de otimizar todos os processos, ainda fornece informações precisas e com métricas consistentes.

Oportunidades perdidas

Se você chegou até aqui então já entendeu que todos os dados pessoais sobre seus atuais e potenciais clientes como nome, profissão, endereço e interesses são armazenados de maneira organizada com um sistema CRM.

Do mesmo modo, é possível acompanhar e consultar as informações sempre que necessário de qualquer dispositivo e lugar.

Portanto, se sua empresa está perdendo oportunidades de conversão de leads devido a falta de organização de dados, é um sinal de que deve contar com o apoio da ferramenta o quanto antes.

Não coloque em risco o trabalho da sua força de vendas. A C3C é especializada na implantação de Salesforce CRM, uma ferramenta que vai tornar sua equipe mais estratégica e proporcionar melhores resultados.

Conheça a C3C e transforme respostas em decisões inteligentes:

CTA

Assine nossa newsletter e fique por dentro:

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Fale com um especialista da C3C

Fale com um especialista da C3C

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

×

Oi!

Selecione um de nossos contatos

× Fale conosco