Uma integração do Salesforce bem-sucedida unifica os processos e combina o uso de diversos aplicativos e serviços. Saiba como evitar os erros mais comuns.

7 mar 23

|

7 min de leitura

Uma integração do Salesforce melhora a plataforma e sincroniza seus dados com os sistemas externos adequados. Então, reunir o melhor dos dois mundos aprimora as tarefas de sua equipe e aumenta a velocidade de seus processos.

Como o CRM é personalizável, é possível unificar os processos e combinar o uso de diversos aplicativos e serviços para atender às suas necessidades.

No entanto, apenas uma integração do Salesforce bem-sucedida é capaz de proporcionar os benefícios para sua operação. Todo cuidado é pouco, qualquer erro durante a execução é o suficiente para comprometer seus registros e impedir o andamento do projeto.

Sendo assim, é crucial que a sua empresa acompanhe de perto desde as sessões iniciais até os últimos momentos.

Pensando nisso, reuni as práticas recomendadas para uma integração do Salesforce que evita os erros mais comuns.

Assim, além de garantir a integridade, você ficará vigilante e saberá do que deve ficar longe durante o processo.

CTA

Quais são os benefícios de uma integração do Salesforce?

Bom, antes de nos aprofundarmos nos erros mais comuns da integração do Salesforce e nas melhores práticas para evitá-los, é importante que você entenda quais são os benefícios do projeto para a sua empresa:

  • Melhora na produtividade
  • Acesso de informações de várias fontes
  • Tomada de decisão eficiente
  • Fluxo de trabalho automatizado
  • Infraestrutura de dados moderna

Hoje em dia, para se destacar no ambiente competitivo, é preciso contar com experiências digitais otimizadas tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores.

Por outro lado, o relatório de desempenho de conectividade de 2022 da MuleSoft demonstrou que 70% das organizações lutam para fornecer experiências de usuário completamente conectadas em todos os canais.

Tudo isso ocorre em um momento onde as interações com consumidores são quase que exclusivamente digitais. Então, à medida que o movimento de digitalização acelera, as empresas podem perder receita se não concluírem com êxito suas iniciativas de transformação digital.

Os silos de dados são a prova de que não realizar uma integração do Salesforce com cuidado acaba criando desafios para o seu próprio negócio. 

Inclusive, 89% dos líderes de TI revelaram para o mesmo estudo que essas informações isoladas e inacessíveis ao ecossistema geral afetam negativamente a operação.

Sendo assim, a solução para esses desafios é uma integração do Salesforce harmoniosa, onde os aplicativos conversam entre si e promovem uma visão de 360º da sua empresa com percepções valiosas.

🔔 Conheça as 10 principais ferramentas e plataformas de integração do Salesforce para as equipes de marketing e vendas.

6 práticas de integração do Salesforce para evitar erros | C3C

Quais são os erros mais comuns de uma integração do Salesforce?

Como você já percebeu, a integração do Salesforce proporciona inúmeros benefícios. Porém, é essencial que ela ocorra da maneira correta, mesmo erros pequenos como a duplicação de dados representam implicações enormes.

🧠 Dica dos C3Ceiros:

Um dos erros mais graves que uma empresa pode cometer é não contar com especialistas em implantação, sustentação e integração do Salesforce para a definição de um escopo alinhado com as suas demandas.

Portanto, o ideal é que você tenha parceiros qualificados para resolver até mesmo os projetos de alta complexidade.

Agora, confira outros exemplos de alguns equívocos que não podem fazer parte da sua integração do Salesforce:

Definição do escopo de projeto

Em primeiro lugar, não posso deixar de enfatizar como é primordial não menosprezar a importância da definição do escopo de projeto e dos recursos necessários.

Isso porque são aspectos que permitem que o seu ecossistema como um todo entenda o objetivo principal e a intenção por trás dos investimentos, além de uma compreensão clara sobre a sua execução.

Também é recomendado que as decisões passem pelos painéis de revisão de segurança, para que não comprometa seus dados e informações da sua base de clientes.

🔔 Tudo sobre LGPD na prática: um passo a passo para a adequação da sua empresa às normas.

Limpeza de dados

Como a integração do Salesforce implica no gerenciamento constante de informações, a limpeza de dados deve estar sempre entre as suas prioridades. Caso contrário, suas estratégias serão baseadas em recursos desqualificados e irrelevantes para a operação.

O resultado disso para o desempenho de uma operação, como você já imagina, é extremamente negativo. Sendo assim, realize uma auditoria de dados integral e analise os resultados.

Em seguida, identifique registros desatualizados e/ou duplicados no seu sistema e exclua as informações que não são mais necessárias para os seus objetivos.

Desse modo, os dados sincronizados entre as aplicações serão confiáveis e realmente úteis para as equipes e a definição de estratégias.

Não é à toa que essa é uma das primeiras dicas que resolvi compartilhar com você, quanto antes a limpeza de dados for realizada melhor para a integração. Erros identificados após a conclusão do processo apenas representam mais despesas e complexidade de resolução.

🔔 Tudo sobre Data Cleaning: as melhores práticas de limpeza de dados do Salesforce.

Conectores robustos

Outro conselho que gostaria de compartilhar é sobre as ferramentas de integração do Salesforce e seus conectores robustos, que poupam sua empresa de criar as próprias APIs e economizam tempo e dinheiro.

Um dos maiores benefícios das soluções presentes no AppExchange do Salesforce que merece destaque é a facilidade de uso, já que precisam de configurações mínimas para unir os benefícios do CRM à aplicação escolhida.

Vale ressaltar que é comum que as células de dados ou mapeamentos não atendam às necessidades específicas da sua operação, como arquitetura, questões de privacidade ou requisitos de conformidade de dados. Nesses casos, o recomendado é que você recorra a APIs personalizadas.

6 práticas de integração do Salesforce para evitar erros | C3C

Integração do Salesforce com aplicativos errados

Acredite em mim, não é tão improvável assim que uma empresa realize a integração do Salesforce com um aplicativo errado.

Mas, caso isso aconteça com você, nada de desespero. Uma consultoria especializada com profissionais qualificados são mais do que capazes para auxiliar na escolha das soluções adequadas para a sua operação.

Por isso é tão importante que você tenha na ponta do lápis quais são os gargalos da sua operação e os problemas que as suas equipes de marketing e vendas enfrentam diariamente. O sucesso da sua integração do Salesforce depende de decisões como essa.

Erros no mapeamento de dados

Um dos erros mais comuns envolve o mapeamento de dados, o que evidencia a importância de considerá-lo no seu projeto de integração do Salesforce.

Isso porque o processo é responsável por combinar os dados entre o CRM e a aplicação escolhida, assim, as informações caminham tranquilamente entre os sistemas sem grandes problemas.

Então, para evitar inconsistências entre as plataformas, a própria Salesforce estabeleceu algumas práticas recomendadas:

  • Crie um dicionário de dados offline ou inventário para cada sistema de origem
  • Identifique os dados no nível do campo, sua precisão e o objeto de modelo de dados (DMO)
  • Considere a relação entre cada fonte de dados e o campo correspondente
  • Estabeleça um modelo de dados padrão para as informações de origem
  • Tenha uma visualização íntegra de objetos de modelos de dados
  • Defina categorias de configurações de Data Lake (DLO) ou esquemas correspondentes

Negligência da importância do middleware

Em poucas palavras, o middleware é um software que diferentes aplicações usam para se comunicar umas com as outras. Isso porque algumas integrações precisam da sua ajuda para que os sistemas se comuniquem com eficiência e segurança.

Casos de integrações complexas que requerem transformações significativas, por exemplo, se beneficiam dessa solução multidirecional.

Geralmente, o middleware opera como um buffer entre as integrações e protege seu sistema mestre. Desse modo, permite que os trabalhos ainda sejam executados em casos de falhas no sistema contribuinte.

6 práticas de integração do Salesforce para evitar erros | C3C

Quais são as práticas recomendadas para evitá-los?

Fase de planejamento

  • Defina as metas e os objetivos da integração do Salesforce
  • Compartilhe com seu ecossistema a relevância do projeto
  • Entenda como os sistemas e os processos atuais são integrados
  • Avalie com atenção os pré-requisitos e os recursos necessários

Fase de implementação

  • Teste a integração do Salesforce antes de qualquer coisa
  • Capacite os usuários que usarão os sistemas integrados no dia a dia
  • Dê a importância necessária para a migração de dados
  • Configure adequadamente os controles de segurança e acesso

Fase de manutenção

  • Verifique se o projeto ainda atende as demandas da sua operação
  • Monitore e revise a integração do Salesforce em busca de possíveis erros
  • Estabeleça um plano para recuperação de desastres (DR)
  • Tenha um processo que abrace as atualizações e alterações
6 práticas de integração do Salesforce para evitar erros | C3C

Como funcionam os testes de integração do Salesforce?

Por fim, uma dica valiosa é sobre os testes de integração do Salesforce, que validam se as funcionalidades entre os aplicativos estão realmente atendendo as demandas da sua empresa.

No entanto, para garantir que são conduzidos de maneira eficaz, também existem algumas práticas recomendadas como usar as ferramentas de depuração adequadas.

Geralmente, os testes acontecem em navegadores ou ambientes baseados em eclipse, com ferramentas que podem ser combinadas para atingir melhores resultados.

O Lightning Testing Service (LTS) do Salesforce, um conjunto completo de ferramentas integrados, facilita as verificações e garante que os componentes apresentam o desempenho esperado. 

Também é importante que os testes de unidade tenham 100% de cobertura, tanto os positivos quanto os negativos, além dos dados que estão presentes ou não. Ainda assim, é possível escolher entre:

  • Testes abrangentes: combinam os testes funcionais às verificações de carga, segurança e implantação.
  • Testes unitários: como os resultados anteriores podem ser mais difíceis de analisar ou depurar, os testes de unidade são a saída para verificar registros individuais e cobrir pequenos conjuntos da funcionalidade.

Bom, se você chegou até aqui, tenho certeza que entendeu como o projeto requer dedicação e experiência. Não é à toa que um dos meus conselhos que eu volto a enfatizar é contratar profissionais para ter tranquilidade e concentrar os esforços no seu trabalho.

Aqui na C3C nós contamos com um time de especialistas em Salesforce que receberam o treinamento adequado para atuar com metodologias rápidas.

A integração do Salesforce não acontece do dia para a noite e sua operação não pode parar. Então, conheça nossas soluções e conte com uma equipe pronta para abraçar as suas demandas com a agilidade que você precisa:

CTA

Assine nossa newsletter e fique por dentro:

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Fale com um especialista da C3C

Fale com um especialista da C3C

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

×

Oi!

Selecione um de nossos contatos

× Fale conosco