Saiba como aproveitar todo o potencial dos seus dados e como extrair insights valiosos sobre a sua empresa com o Einstein Analytics do Salesforce.

5 abr 23

|

7 min de leitura

O que seriam dos dados sem a análise? Bom, com o Einstein Analytics ninguém precisa descobrir a resposta. Mas, voltando à pergunta, uma coisa é certa: são dois elementos que coexistem.

Isso porque sem a prática é como se você encontrasse uma mina de diamantes e não soubesse como a lapidação funciona. E o resultado disso, como você provavelmente já imagina, não é nada favorável.

Como você já investiu no Salesforce, eu já sei que você entende a importância de uma visão ampla e estratégica das informações.

Porém, chega um momento em que você sente que precisa evoluir na análise dos dados, e é aí que entra o Einstein Analytics. Não é à toa que ele leva o nome do gênio da física.

O recurso do CRM promove a automação de análise preditiva, baseada sempre em informações concretas. Desse modo, a sua operação é muito mais intuitiva, um diferencial competitivo e crucial para a tomada de decisões seguras.

Então, se você ainda não conhece o Einstein Analytics ou tem dúvidas sobre como a ferramenta funciona, continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

CTA

O que é o Einstein Analytics do Salesforce?

Ao longo dos anos nós presenciamos os dados assumindo um protagonismo na tomada de decisões. Como resultado, surgiu a necessidade de ferramentas eficientes que fossem além da centralização das informações e do armazenamento seguro.

Nesse sentido, o Einstein Analytics é a resposta para essa demanda. Isso porque relatórios e painéis são limitados, mas não quando eles são combinados à visão lógica do assistente.

O que vai ao encontro de uma pesquisa da McKinsey, que sugere que pelo menos 45% das atividades em uma empresa podem ser automatizadas por meio da adaptação de tecnologias atualmente demonstradas.

Afinal, a análise de dados é uma etapa indispensável da sua operação, mas que consome muito tempo e energia quando é realizada sem a plataforma correta.

Portanto, o recurso do Salesforce fornece respostas rápidas e precisas com base na automação da análise preditiva de clientes e negócios. Vale ressaltar que assim como o CRM, ele também é baseado em nuvem. 

🔔 Sugestão de leitura: 10 principais ferramentas e plataformas de integração do Salesforce

Entre os instrumentos de medição que seguem o rastro das nossas atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente, o Einstein Analytics se destaca como uma das mais completas que estão disponíveis no mercado.

Isso porque ele é usado para exploração e visualização de informações coletadas em inúmeros sistemas e canais.

Contudo, vai mais além, uma vez que fornece insights profundos até mesmo de dados grandes e complexos e prevê resultados com um avançado conjunto de recursos aprimorados de inteligência artificial.

Einstein Analytics: como funciona a ferramenta do Salesforce? | C3C

Quais são as principais funcionalidades da Einstein Analytics?

Em suma, o Einstein Analytics é uma combinação de inteligência artificial (IA) e Business Intelligence (BI).

Graças a isso, é capaz de analisar tanto as informações disponíveis em nuvem armazenadas no Salesforce como os dados externos, um processo realizado de forma rápida através de visualizações pré-definidas.

Também permite a integração de algoritmos e funcionalidades em diversos processos de marketing e vendas, com uso de IA para facilitar a tomada de decisões. E não para por aí, o Einstein Analytics conta com diversas funcionalidades:

Sales Cloud Einstein

Resumidamente, é um conjunto de funcionalidades que têm como objetivo potencializar os processos de vendas com base no Sales Cloud, que permite a qualificação dos prospects e identificação de oportunidades com base em informações e ciclos de vida.

Desse modo, prevê a probabilidade de oportunidades bem-sucedidas e oferece sugestões relevantes e personalizadas para um fechamento de negócios concreto.

Einstein Discovery

O módulo facilita a análise preditiva de objetivos em alguma dimensão específica, como maximizar as margens de lucro ou reduzir custos da operação, por exemplo. 

Assim que o Einstein Discovery identifica as metas, os resultados incluem questões em potencial a serem consideradas e ações que podem ser tomadas para alcançá-las.

🔔 Sugestão de leitura: Estratégias de vendas para bater suas metas

Einstein Prediction Builder

O “construtor de predições” é uma funcionalidade do Einstein Analytics que dispensa o uso de programação e simplifica a fabricação de modelos preditivos, que se adaptam à realidade do seu negócio. Também permite estabelecer previsões, definir variáveis e ajustar probabilidades mais exatas e reais.

Einstein Language

Ferramenta que se baseia no processamento de linguagem natural (PLN) de textos e permite que os usuários treinem o Einstein Analytics em relação aos sentimentos positivos ou negativos de menções em redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas, entre outros.

Einstein Bots

Já o Einstein Bots funciona como um complemento à que acabamos de conhecer e opera em forma de chatbot, onde processa a linguagem natural e responde às dúvidas e solicitações dos seus usuários.

🔔 Sugestão de leitura: 5 pilares da excelência no atendimento ao cliente

Einstein Analytics: como funciona a ferramenta do Salesforce? | C3C

Quais são as principais vantagens da Einstein Analytics?

Como o Einstein Analytics é um recurso nativo do Salesforce, você já tem a tranquilidade de contar com uma ferramenta segura e escalável, que atende aos requisitos de negócios em constante mudança.

Sendo assim, a visualização de dados do Einstein Analytics auxilia os tomadores de decisão a processar dados rapidamente, entender conceitos difíceis e identificar padrões na operação.

Além disso, as informações são apresentadas em tabelas e gráficos que atendem aos requisitos do seu modelo de negócio e são apresentados como um painel. Então, seus benefícios são:

  • Identificar as áreas que demandam mais atenção na sua empresa
  • Verificar os fatores que influenciam no comportamento dos consumidores
  • Compreender as vendas de produtos e serviços e prever o desempenho da operação
  • Prever resultados para que seus colaboradores possam tomar decisões confiantes
  • Recomendar as melhores ações para personalizar ao máximo a experiência de cada um dos clientes
  • Automatizar tarefas rotineiras para que as equipes possam se concentrar no sucesso dos relacionamentos

Toda a equipe se beneficia de análise preditiva mais clara, com oportunidades aprimoradas e sempre com foco na experiência do cliente, no êxito das estratégias e na conquista de metas.

🔔 Sugestão de leitura: Fator Wow: como aplicar para otimizar a experiência do cliente

Einstein Analytics: como funciona a ferramenta do Salesforce? | C3C

Como as equipes usam a ferramenta do Salesforce?

Já aprendemos como o Einstein Analytics funciona e quais são os seus benefícios para as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Mas, afinal de contas, como os seus colaboradores usam o recurso?

Uma das maiores vantagens é o apoio para ações e estratégias de marketing, então, promove as análises de contato com os clientes, otimização de conteúdos e uma melhor compreensão do funil de vendas.

Também se torna fundamental na hora de abordar e interagir corretamente com os prospects, especialmente na indústria B2B. Entre as funcionalidade que sua equipe pode usar, algumas que merecem destaque são:

  • Qualificação de interações: métricas preditivas e categorizadas que permitem criar audiências e enviar mensagens personalizadas.
  • Notificação de anomalias: gatilhos que são acionados e disparam sempre que os contatos são expostos a diferentes mensagens e anomalias são detectadas.
  • Automatização de envio: funcionalidade que usa machine learning para identificar a hora e o dia ideais para enviar uma mensagem a cada destinatário.
  • Otimização da frequência de interações: uma opção que fornece informações sobre a base de clientes que precisam receber mais interação e os que precisam do contrário, um respiro.
  • Sugestão de copywriting: além dos testes A/B que analisam o desempenho das campanhas, a ferramenta fornece informações sobre os conceitos de originalidade, sentimento e impacto geral dos conteúdos.
  • Seleção de conteúdos: com base na análise das interações dos usuários, sugere os formatos ideais para cada contato (imagens, gifs, vídeos, etc).

Ou seja, o Einstein Analytics considera o impacto das diferentes áreas da sua empresa durante cada uma das etapas do funil de vendas, desde a atração até a conversão e a retenção.

🔔 Sugestão de leitura: Por que integrar um CRM às suas estratégias de marketing?

Einstein Analytics: como funciona a ferramenta do Salesforce? | C3C

Como as empresas otimizam estratégias com a ferramenta do Salesforce?

Bom, os dados são usados para orientar as empresas a tomar uma decisão e focar no seu crescimento. Nesse sentido, o Einstein Analytics pode auxiliar sua empresa a encontrar soluções para melhorias e explicações para os fatores positivos e negativos dos seus resultados.

Também descobre instantaneamente respostas para as principais questões que rondam seu negócio, o que possibilita antecipar as necessidades dos clientes.

Para isso, as equipes recorrem aos aplicativos de automação do Einstein Analytics, que fornecem respostas na forma de gráficos, tabelas e métricas. Sendo que os componentes para explorar os dados e obter insights são:

🎲 Conjuntos de dados: armazenam informações do Salesforce e de recursos externos. O fluxo define a lógica de armazenamento e sugere a exploração de dados. Em suma, os conjuntos são mais rápidos porque fazem o processamento antes, então, uma grande quantidade de informações aparece rapidamente quando comparamos aos relatórios e painéis usados no próprio Salesforce.

🔍 Lentes: quando as informações são exploradas em conjuntos de dados analíticos e consultadas para obter uma resposta comercial, elas são salvas como novas lentes, o que mais tarde podem ser divididas em painéis.

📊 Dashboards: uma apresentação de performance semelhante aos painéis de análise do Salesforce, com tabelas, gráficos e métricas que são baseados nas informações de uma ou mais lentes.

📚 Histórias: os resultados de descoberta do Einstein Analytics, que fornecem uma análise estatística de um conjunto de dados e fornece insights sobre métricas como tendências relevantes, previsões futuras e sugestões importantes.

Por fim, você definitivamente entendeu a importância da integração de plataformas de BI como a Einstein Analytics ao seu CRM.

Mas, não se engane, sei que a tarefa não é exatamente fácil ou rápida como a sua empresa precisa. Foi pensando nisso que nós da C3C nos especializamos em implementação, sustentação e integração do Salesforce.

Então, se você está pensando em turbinar seu CRM e não sabe por onde começar, entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas pronta para conhecer a sua operação e criar um escopo de projeto personalizado, que atenderá todas as suas necessidades:

CTA

Assine nossa newsletter e fique por dentro:

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Fale com um especialista da C3C

Fale com um especialista da C3C

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

×

Oi!

Selecione um de nossos contatos

× Fale conosco