Por que o treinamento para Salesforce é tão importante? A resposta é simples: você tinha propósitos bem definidos quando investiu na plataforma.
Entre eles talvez estavam melhorar a produtividade da sua equipe de vendas, otimizar os relatórios e contar com um CRM que permitisse converter leads com mais rapidez graças à qualidade dos dados.
Independente das suas razões, uma coisa é certa, você precisa de toda a sua equipe do seu lado durante a fase de integração do Salesforce. Afinal, só assim será possível aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta no dia a dia da sua empresa e realmente aprimorar os processos.
Ou vamos supor que a implementação da ferramenta já tenha acontecido, mas a sua equipe não se adaptou muito bem. Como agir nesses casos? Desistir do Salesforce? Claro que não.
Nesses casos, é importante voltar um passo e oferecer para seu time um treinamento para Salesforce, com as ferramentas e o conhecimento que eles precisam.
Para sua sorte, posso te ajudar a proteger seus investimentos e maximizar a performance da sua equipe. Reuni as melhores práticas para compartilhar com a sua equipe e aproveitar ao máximo o potencial do Salesforce:
Use o Salesforce nas reuniões
Apresente a plataforma aos novos colaboradores
Promova uma experiência do usuário uniforme
Faça as integrações de API corretas
Monitore o desempenho da sua equipe
Benefícios do treinamento para Salesforce
Nos últimos anos, o meio corporativo realmente abriu os olhos para a importância de tecnologias como o Salesforce. E não é à toa, é uma plataforma de CRM capaz de transformar a organização inteira das empresas e superar os desafios de vendas.
Hoje em dia, é muito improvável que um diretor não entenda a importância dos dados e da experiência do usuário ao fazer o planejamento estratégico e eficiente para o seu negócio.
Contudo, sem um treinamento para Salesforce adequado, a sua empresa corre o risco de ficar sem as seguintes vantagens:
- Retorno sobre o investimento (ROI)
- Acompanhamento da evolução do mercado
- Autoridade de marca
- Crescimento exponencial
- Otimização da experiência do usuário
- Prevenção de despesas com erros
Em outras palavras, quando você avalia a importância do treinamento para Salesforce de uma perspectiva estratégica, percebe como todas as partes integrantes da sua operação se beneficiam.
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Práticas recomendadas de treinamento para Salesforce
Ainda que todos os softwares sejam idealizados com a experiência do usuário em mente, é natural que as equipes precisem se familiarizar e aprender as funções de uma ferramenta como o Salesforce.
Como toda mudança e nova prática que uma empresa adota para melhorar a forma como conduz as suas operações, um treinamento é ideal para reduzir os ruídos de comunicação e aproveitar ao máximo todos os benefícios da plataforma.
Embora seus colaboradores possam aprender os truques ao longo do caminho, o ideal é oferecer a eles uma melhor compreensão das funções. Sendo assim, confira 6 práticas recomendadas de treinamento para Salesforce que compartilharei com você a seguir:
Compartilhe o panorama da empresa
Uma das melhores práticas que impactam positivamente a experiência do usuário é explicar quais foram as razões que levaram a sua empresa a investir no Salesforce. Portanto, não deixe de alinhar a nova cultura organizacional com os seus colaboradores.
Desse modo, um membro da equipe de vendas realmente sabe o que está fazendo quando coleta todos os dados dos clientes, o que aprimora a comunicação e o gerenciamento das informações.
Ao compartilhar os elementos com os outros departamentos da sua empresa, o profissional sabe quais são os propósitos por trás da ação e como ele está contribuindo para a operação.
Como resultado da transparência na comunicação entre as equipes, a coleta e o armazenamento de dados de forma isolada deixam de se limitarem a locais restritos.
Então, o surgimento dos silos de dados deixa de ser uma ameaça, que basicamente são “estoques” de informação e – sem o controle adequado – podem prejudicar toda a administração da sua empresa.
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Use o Salesforce nas reuniões
Outro método eficaz para familiarizar os seus colaboradores é usar o Salesforce durante os alinhamentos. Sendo assim, procure integrar o software em todas as oportunidades que fizerem sentido e se beneficiarem.
Alguns exemplos são apresentar pesquisas e dados relevantes para as atividades de planejamento ou eventos e processos sobre os clientes.
Nesse sentido, os membros da sua equipe têm a oportunidade de ver as funções do Salesforce em ação e tirar dúvidas que possam surgir sobre a plataforma.
Apresente a plataforma aos novos colaboradores
A sua equipe aprenderá a usar o Salesforce à medida que descobrem todas as suas funcionalidades no dia a dia. Entretanto, com uma nova contratação existe a possibilidade do novo membro da sua equipe não conhecer a plataforma.
Ou seja, é de suma importância para a experiência do usuário e para o andamento da sua operação que ele realmente compreenda as funções.
Sem o devido suporte e oportunidade de um treinamento do Salesforce esta será uma tarefa muito difícil, então, não deixe nenhum colaborador de fora. O próprio ecossistema de sucesso do cliente do Salesforce conta com recursos eficazes:
- Documentação de produtos e base de conhecimento: um material de referência que aborda os aspectos da tecnologia.
- Trailhead: ferramenta online para o desenvolvimento de habilidades, com módulos e treinamento de noções básicas da ferramenta, administração e proteção de dados.
- Trailblazer Community Groups: uma comunidade espalhada pelo mundo que conecta usuários e promove encontros e mentorias sobre o ecossistema do Salesforce, com base na localização, cargo e interesses.
- Chatter: uma rede social colaborativa, onde os usuários se atualizam e se envolvem com outros membros da sua equipe.
- Centro de sucesso: um ponto de partida para conhecer as melhores formas de implementação do Salesforce.
- Calendário de eventos de sucesso do cliente: com webinars interativos ao vivo sobre produtos, processos e dicas para o sucesso da experiência do usuário.
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Promova uma experiência do usuário uniforme
A melhoria das interações diárias com o Salesforce depende de uma experiência uniforme e padronizada. Na prática, nada mais é do que garantir que as ações e funções dentro da plataforma sejam previsíveis e intuitivas para os seus usuários.
🧠 Dica dos C3Ceiros:
- Use modelos de página diferentes do Lightning para ajudar a manter os mesmos elementos nos mesmos lugares. Por exemplo, configurar a exibição do Chatter para que ele apareça no mesmo local em todas as páginas.
- Crie fluxos de trabalho para reduzir o número de cliques necessários para executar uma função e otimizar a produtividade da sua equipe.
Em geral, é uma prática recomendada estabelecer padrões claros de organização do Salesforce e garantir que os modelos sejam exibidos da mesma forma em todos os diversos componentes.
Faça as integrações de API corretas
Há milhares de aplicativos de parceiros e especialistas no AppExchange do Salesforce que podem auxiliar a sua empresa na redução de custos e aumento da receita para um máximo desempenho da plataforma.
Entre as principais categorias estão finanças, recursos humanos, vendas, atendimento ao cliente e marketing, por exemplo. Ainda que os aplicativos sejam poderosos de suas próprias maneiras, cabe a você analisar os benefícios e verificar se a sua empresa realmente precisa dos recursos.
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Monitore o desempenho da sua equipe
Conhecer os desejos, necessidades e comportamentos dos seus colaboradores é tão importante quanto dos seus clientes.
Do mesmo modo que você avalia quais são as estratégias de vendas e abordagens de marketing que estão funcionando, também deve se dedicar à experiência do usuário com o Salesforce.
Então, reserve um tempo para acompanhar os membros da sua equipe e verificar como eles estão se saindo. Também analise a possibilidade de fazer reuniões de tempos em tempos, mensais ou trimestrais, por exemplo.
Isso porque às vezes seus usuários não estão aproveitando todo o potencial da ferramenta, o que pode ser prevenido ou remediado com a sua ajuda para seguir as melhores práticas e tirar proveito dos recursos disponíveis.
O Salesforce foi idealizado para atender as necessidades dos usuários e é uma plataforma altamente personalizada, então, com a dedicação certa a sua empresa tem apenas a ganhar.
Não é à toa que nossa equipe de alto padrão acredita no grande potencial da ferramenta e se especializou na implementação do Salesforce e sustentação. Traga a sua demanda para a C3C e conquiste resultados rápidos como a sua operação precisa: