Saiba como a sustentação de sistemas garante o funcionamento saudável da sua infraestrutura e reduz os números de conflitos no dia a dia da sua empresa.

30 set 22

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6 min de leitura

Como o próprio nome sugere, a sustentação de sistemas nada mais é do que uma estratégia de monitoramento e manutenção de ferramentas.

Desse modo, passou a ficar cada vez mais em evidência e desempenhar um papel essencial que garante alta performance e estabilidade para infraestrutura de uma empresa.

Afinal, os dados do relatório CX Accelerator 2022 da Zendesk revelaram que 66% dos clientes estão menos pacientes com os serviços de suporte.

Vale ressaltar que Philip Kotler não estava brincando quando disse que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Sendo assim, a manutenção de sistemas previne que sua empresa gaste rios de dinheiro e energia e assegura a retenção de consumidores.

Foi pensando nisso que eu criei um conteúdo para explicar como a estratégia funciona. Continue comigo para entender porque ela tem sido grandemente difundida nas empresas.

O que é sustentação de sistemas?
Para que serve a sustentação de sistemas?
Como a manutenção de sistemas funciona na prática?
Quais são os benefícios da sustentação de sistemas?

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O que é sustentação de sistemas?

Basicamente, a sustentação de sistemas é o trabalho de suporte a toda infraestrutura tecnológica, que engloba os seguintes níveis de uma empresa:

  • Software: aplicativos, bots, CRM, ERP e sites.
  • Hardware: computadores, data centers, equipamentos eletrônicos e servidores.
  • Rede: componentes de rede, internet e segurança da informação.

Portanto, ela opera como uma espécie de monitoramento e manutenção que assim permite a continuidade, disponibilidade e qualidade da sua operação.

O dia a dia dos profissionais de sustentação de sistemas compreende uma série de compromissos. Entre eles estão atualizações, correções de falhas quando surgem ou adaptações e evoluções necessárias como migração para a nuvem.

Na prática, suas principais atividades são:

  • Investigar as solicitações de atendimento
  • Recepcionar e registrar os chamados de suporte
  • Diagnosticar e solucionar todos os incidentes
  • Acompanhar o ciclo de vida dos chamados desde a abertura até o encerramento
  • Controlar o Acordo de Nível de Serviço (SLA)
  • Aprovar ou rejeitar as correções
  • Manter a base de conhecimento atualizada com as soluções
  • Monitorar a satisfação dos usuários com os atendimentos

Com o apoio do SLA é garantida a transparência de todas as etapas da sustentação de sistemas, como tempo de atendimento e solução.

Isso porque são abordadas e detalhadas todas as interações no relatório. Tal organização também promove a priorização dos atendimentos quanto à necessidade, tempo de resposta e desempenho.

Em outras palavras, é um processo de gerenciamento que garante o funcionamento saudável da sua infraestrutura e reduz os números de conflitos.

Ao contrário do desenvolvimento do software, a sustentação de sistemas é uma atividade contínua, pois só assim simplifica a prestação do serviço.

Nesse sentido, é uma fase que sucede a implementação, onde o cliente já está fazendo uso da ferramenta.

Portanto, é a etapa mais longa no ciclo de vida de um software e também uma das mais essenciais.

Leia mais: CRM Salesforce: como saber se essa é a ferramenta ideal para sua empresa

Sustentação de sistemas: conheça os benefícios da manutenção | C3C

Para que serve a sustentação de sistemas?

Um projeto não acaba depois de sua implementação, afinal, ele evolui com a empresa.

Muitas organizações colocam em prática uma ferramenta personalizada de acordo com suas necessidades e acreditam que seu trabalho chegou ao fim. Porém, os serviços de manutenção são tão importantes quanto.

Sendo assim, componentes tecnológicos como plataformas, módulos e integrações exigem a atenção de profissionais especializados e constante desenvolvimento.

Nesse sentido, a sustentação de sistemas garante estabilidade e segurança das ferramentas.

Afinal, basta um desenvolvimento feito de forma errada para impedir a atualização de uma nova versão e implicar o mau funcionamento da sua rotina de trabalho.

Uma integração com ERP mal desenvolvida pode gerar altos custos de manutenção para seu fluxo de caixa, por exemplo.

Outra situação que vale a pena mencionar é a migração de dados da sua empresa para uma nova plataforma.

Sem o apoio de um suporte suas informações ficam vulneráveis, o que torna o processo perigoso para você e seus clientes.

Afinal, dependendo do nível da falha, os dados ficam expostos aos ataques de rede e cibercriminosos. Prevenção é a palavra-chave quando o assunto é sustentação de sistemas.

Desse modo, quanto mais especializada a equipe de profissionais, menores serão as chances de que uma customização incompleta ou errada aconteça.

Leia mais: Implementação de sistemas: entenda por que contratar uma empresa especializada

Portanto, a sustentação de sistemas é indicada para empresas que já implementaram uma ferramenta e querem garantir o funcionamento ideal e valorizar seu investimento.

Ainda assim, empresas que avançaram no processo e precisam de suporte técnico e otimização também podem contar com as estratégias de manutenção.

Sustentação de sistemas: conheça os benefícios da manutenção | C3C

Como a sustentação de sistemas funciona na prática?

A sustentação de sistemas lida com todos os chamados de suporte, de ponta a ponta. Porém, nem todas as solicitações são iguais em termos de complexidade e relevância.

Nesse sentido, existem vários níveis de atendimento. Em um primeiro momento, são resolvidos os problemas básicos, a grande maioria das solicitações.

Caso necessário, a sustentação de sistemas avança para um segundo nível, onde é realizada uma investigação mais aprofundada que promove a melhoria no sistema.

O atendimento ainda pode avançar para um terceiro nível mais complexo, se a resolução for muito difícil e exigir um conhecimento extremamente especializado.

O ideal então é contar com um time de profissionais para atender as necessidades da sua operação e assegurar que as funcionalidades da sua infraestrutura sejam devidamente aplicadas no dia a dia.

Tudo isso abre espaço para que os benefícios possam gerar frutos no dia a dia da sua empresa, como você esperava.

Diante de algum reparo ou necessidade de suporte técnico, sua empresa não precisa recorrer à contratação de um novo serviço.

Sustentação de sistemas: conheça os benefícios da manutenção | C3C

Quais são os benefícios da sustentação de sistemas?

Você mais do que ninguém sabe o impacto que prejuízos como bugs, erros e panes em software causam para sua empresa.

Contudo, a sustentação de sistemas evita justamente que situações como essas aconteçam. Ou seja, a estratégia funciona como uma peça-chave para o andamento saudável da sua operação.

Isso porque a competitividade do mercado está cada vez mais indissociável da tecnologia, ou seja, da disponibilidade da sua infraestrutura de TI.

Vamos supor que você investiu em um sistema CRM e já está um passo à frente na jornada da transformação digital. Tenho certeza de que você quer aproveitar de todas as suas funcionalidades, não é mesmo?

Leia mais: Salesforce: tudo o que você precisa saber para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia

Porém, para que elas sejam aplicadas na sua rotina de trabalho e sua equipe aproveite ao máximo a oportunidade, é incontestável a utilidade da sustentação de sistemas.

Em outras palavras, para assegurar a qualidade das operações não basta investir em softwares e estruturas ágeis, mas também realizar manutenções preventivas.

Como resultado, sua empresa identifica a necessidade de atualizações e mudanças ou previne que grandes desastres aconteçam.

Uma visão ampla das suas forças e fraquezas minimiza os impactos negativos que imprevistos levam para sua empresa.

Além disso, permite também a oportunidade de viabilizar investimentos e oportunidades de crescimento.

Isso porque a sustentação de sistemas é um serviço que maximiza os resultados de uma plataforma, amplia o Retorno de Investimento (ROI) e aumenta a eficiência dos seus colaboradores.

Portanto, além de reduzir os riscos da sua operação sofrer com prejuízos financeiros, a manutenção preventiva também impacta positivamente a imagem da sua empresa.

Tudo isso garante alta performance, desempenho, eficiência e utilidade, sem falar nos ganhos em capacidade tecnológica.

No entanto, a sustentação de sistemas exige conhecimentos técnicos e metodologias específicas e demanda energia, foco e tempo.

O ideal então é a contratação de uma equipe externa para seu desenvolvimento estratégico e garantir:

  • Facilidade de acesso à equipe de especialistas
  • Garantia de que o SLA será cumprido
  • Certeza de que as melhores práticas serão adotadas

Para uma visão ampla da sua operação e soluções ainda mais eficientes, contar com uma empresa como a C3C é a aposta certeira para garantir processos bem estruturados.

Além de profissionais capacitados e adequados para realizar a implementação de CRM Salesforce, nossa equipe especializada também está preparada e conta com as melhores práticas para as etapas de sustentação de sistema.

Conte com quem acompanha sua empresa de ponta a ponta para maximizar seus resultados e oferecer suporte para correções e melhorias.

Conheça as soluções da C3C:

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