1 nov 22

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7 min de leitura

Manter um bom relacionamento com o cliente é uma das práticas mais recomendadas para negócios que desejam conquistar e fidelizar mais consumidores e aumentar o volume de vendas.

Contudo, essa tarefa pode ser muito desafiadora, afinal são inúmeros clientes em potencial. E além de nutrir sua relação com eles, é preciso fazer um excelente gerenciamento de dados.

E claro, não podemos esquecer da parte estratégica, que é analisar resultados e traçar planos de aperfeiçoamento.

Dar conta de todas essas tarefas pode parecer um monstro de sete cabeças. De fato, é uma função que exige bastante do time de colaboradores. Mas felizmente podemos contar com ferramentas próprias para trabalhar o relacionamento com o cliente com organização, praticidade e, principalmente, resultados.

O software CRM Salesforce se destaca justamente nessa atividade e é sobre essa ferramenta que vamos falar neste post. Confira!

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O que é Salesforce?

Salesforce é uma empresa líder no mercado há 13 anos, oferecendo soluções para empresas que desejam aprimorar sua gestão, vendas e relacionamento com o cliente.

De todas as soluções que ela disponibiliza, o CRM Salesforce é um dos destaques, sendo pioneiro no ramo por ser o primeiro software que usou o sistema de nuvens para armazenamento de dados.

Ao todo, estima-se que a empresa já ajudou mais 150 mil empresas de pequeno, médio e grande porte a atingirem seus objetivos.

Leia mais: Salesforce: tudo o que você precisa saber para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia

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Quais são as principais ferramentas do Salesforce?

Sabendo das demandas do mundo corporativo, a Salesforce criou uma série de ferramentas para auxiliar empresas a impulsionar suas vendas e melhorar suas práticas de gestão. Conheça algumas a seguir:

CRM Salesforce

O CRM (Customer Relationship Manager) é um dos pilares que norteiam as ações das empresas, sobretudo nos dias de hoje em que, graças à internet, o consumidor está conectado e se faz ser ouvido.

Isso significa que, independente do tamanho do empreendimento, a comunicação com o cliente deve ser rápida, precisa e descomplicada. A burocracia deve sair de vez e ceder espaço ao cuidado com o público e praticidade, tanto para eles quanto para o time de atendimento.

O CRM Salesforce foi desenvolvido levando em conta todos esses pontos. Com ele é possível gerenciar atividades, administrar as contas e leads, além de automatizar tarefas que de outra forma demandam muito mais tempo e energia para serem feitas, como elaboração de relatórios.

A integração com outros sistemas é outra grande característica desta ferramenta. Já os dados ficam armazenados na nuvem, facilitando muito o trabalho e a troca de informações entre os colaboradores da empresa.

Outras funcionalidades interessantes do CRM Salesforce são:

  • Funil de vendas: entender em que momento da compra o consumidor está é imprescindível para uma boa estratégia de vendas. Essa função do Salesforce é ideal para acompanhar em tempo real o processo de decisão do lead. Com ela também é possível registrar as compras e o histórico financeiro de cada cliente dentro do site.
  • Integração com as redes sociais: elas possuem os dados do seu público. Poder utilizar isso a favor da sua empresa para agilizar o cadastro dos clientes certamente economizará tempo da equipe e tornará o processo todo mais cômodo para o consumidor.
  • Comunicação facilitada: automatize o envio de emails, o atendimento de ligações e direcione o cliente para o setor correto de forma simples e rápida.
  • Integração de informações: por ser um sistema online, vários colaboradores podem trabalhar juntos, utilizando os mesmos dados, ainda que de lugares diferentes e sem que isso atrapalhe a dinâmica da equipe e os processos da empresa.

Leia mais: Passo a passo para implantar CRM com sucesso na sua empresa

Salesforce Marketing Cloud

É a plataforma de automação de marketing da Salesforce. Nela todos os dados dos clientes são cruzados a fim de subsidiar as decisões dos gestores.

Isso permite o planejamento de ações de marketing efetivas, fidelizando os público atual e ampliando os horizontes da empresa para a conquista de novos clientes.

Salesforce Service Cloud

Essa ferramenta foi desenvolvida para ajudar no atendimento ao cliente. Entre suas principais funcionalidades estão a automação dos processos de atendimento, o que agiliza o suporte ao consumidor.

Outro ponto interessante é que a ferramenta permite o contato do cliente por diferentes meios, como chat, redes sociais, email, e também telefone.

Tudo isso está integrado à plataforma para que a equipe de atendimento não precise de sistemas diferentes a depender da forma de contato do consumidor.

Leia mais: Service Cloud: saiba como transformar a experiência do cliente

Salesforce Sales Cloud

O Sales Cloud possui funcionalidades específicas para impulsionar as vendas através do crescimento dos clientes já fidelizados e da conquista de novos consumidores.

Essa ferramenta integra com facilidade as equipes de vendas e marketing, permitindo a troca de informações importantes para a conversão de leads.

Vale lembrar que essas ferramentas funcionam perfeitamente bem separadamente, mas todas elas trabalham de forma excelente quando integradas.

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Quais são os benefícios de usar o software CRM Salesforce?

Todas essas funcionalidades da Salesforce se desdobram em diversas vantagens e facilidades que sua empresa pode obter com a implementação desse sistema. A seguir, conheça algumas delas:

Segurança das informações

O sistema de nuvens utilizado pela Salesforce garante não só a acessibilidade dos dados, mas também sua integridade. Mantendo tudo online, dentro de um sistema com segurança reforçada, sua empresa se previne em relação à perda de dados.

Além disso, o software CRM mantém todas as informações relacionadas aos clientes bem organizadas, facilitando o trabalho no dia-a-dia.

Melhoria na comunicação

Ao integrar todos os setores, o sistema Salesforce automaticamente melhora a comunicação entre eles. Esse é um ponto importante para quem deseja oferecer um serviço melhor para os seus clientes.

Afinal, se colocando no lugar do cliente, nada mais desagradável do que precisar de algo da empresa e se deparar com uma demora por falta de organização ou dificuldades de comunicação interna.

A partir dessa situação, podemos concluir também que a própria comunicação com o cliente se torna mais rápida e tranquila. Ou seja, é benéfico para os dois lados.

Leia mais: Coloque seu cliente em primeiro lugar com o Marketing Cloud

Otimização do fluxo de trabalho

A automação de tarefas e a facilidade em atribuir atividades que o CRM oferece é um grande trunfo para os gestores que querem agilizar o trabalho da equipe.

Desse modo os esforços de todos ficam concentrados em afazeres estratégicos que realmente demandam atenção, tempo e energia.

Subsidia tomadas de decisão

Um gestor só consegue tomar uma boa decisão após minuciosa análise dos dados e informações que ele tem acesso. Por isso, é importante poder contar com relatórios com o máximo de informações possível.

O CRM Salesforce gera relatórios sobre a atividade dos leads automaticamente. Além da evidente economia de tempo, são esses documentos essenciais para auxiliar o decisor a seguir pelo melhor caminho, visando a melhoria do seu relacionamento com o cliente e estratégias para a conquista de novos públicos.

Se adapta à necessidade do seu negócio

É muito comum uma empresa começar com um sistema e, com o passar do tempo e crescimento, acabar migrando para outra plataforma que atenda melhor suas necessidades.

Isso não irá acontecer com este software. Independente da sua empresa ser de pequeno, médio ou grande porte, o Salesforce se adapta às suas necessidades e às mudanças necessárias ao longo do tempo.

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Como é a implementação do Salesforce?

A implementação de uma ferramenta de CRM requer um bom planejamento para garantir que ela se ajuste à empresa e que esta obtenha os melhores resultados possíveis com a plataforma.

Identifique as necessidades do seu negócio

Como você já sabe a este ponto, a ferramenta da Salesforce é muito flexível e se adapta às empresas dos mais diferentes nichos e tamanhos. Com tantas possibilidades em mãos, é importante saber o que exatamente fazer com ela.

Por isso, reserve um tempo para mapear os pontos fortes e fracos da empresa, e visualizar onde ela pode melhorar. Determinar essas necessidades é crucial para o melhor aproveitamento da ferramenta.

Defina os objetivos

Com as necessidades da empresa bem claras, é hora de usá-las para determinar os objetivos a serem atingidos. Saber quais são as metas que a empresa precisa alcançar vai ajudar a determinar quais ações precisam ser tomadas e quais funcionalidades da ferramenta de CRM serão mais utilizadas neste momento.

Organize os processos

O próximo passo é estruturar todos os processos de trabalho que serão necessários para garantir a boa utilização do CRM e o cumprimento das metas.

Aqui é muito importante ter uma reunião com toda a equipe para determinar quais funções serão atribuídas a quais pessoas, e depois explicar como será o fluxo do trabalho, quais são as etapas dos processos, quem coordenará todas essas atividades, entre outros.

Instale o software CRM

Chegou o momento de instalar a ferramenta Salesforce na empresa. Mas mesmo esse processo requer alguns cuidados. Primeiro, é interessante utilizar todas as informações coletadas até aqui (necessidades, objetivos, etc.) para configurar o software.

Outro ponto importante: recomendamos que seja separado um tempo exclusivamente para a migração dos dados da empresa para dentro do sistema de CRM. Tenha em mente que é sempre melhor fazer isso com calma.

Além do mais, a ferramenta só será realmente funcional quando a migração estiver completa. Então esse é um passo importante.

Leia mais: Implementação de sistemas: entenda por que contratar uma empresa especializada

Treine sua equipe

Com o CRM Salesforce em mãos e devidamente instalado, é preciso ensinar os colaboradores a usar o software. Vale lembrar que, no Salesforce, já de início é possível apontar especificamente as atividades de cada usuário dentro do programa.

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Qual é a importância de uma Consultoria Salesforce?

Como destacamos, a implementação de um sistema de CRM requer atenção. Mas todo esse processo fica muito mais fácil quando se tem um time de especialistas para ajudar.

Nós, da C3C, não só disponibilizamos essa ferramenta para você, como também auxiliamos sua empresa em todo o processo de implementação. Conte com a gente desde o início para conhecer o perfil da sua empresa e traçar uma estratégia específica para suas necessidades.

Fazemos questão de manter um contato próximo para garantir que todas as demandas sejam atendidas e nada fique de fora. Além disso, damos todo o suporte durante a instalação do CRM para que sua experiência seja a mais ágil e descomplicada possível.

Com a nossa ajuda, em menos de 30 dias você terá a plataforma Salesforce instalada na sua empresa, pronta para te entregar resultados!

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