Entenda como um CRM de vendas pode potencializar a lucratividade e ajudar a sua empresa a fidelizar mais clientes.

1 dez 22

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6 min de leitura

O uso do CRM permite automatizar tarefas e, assim, evitar que elas se acumulem, principalmente durante o processo de vendas. Com ele, você pode fazer a gestão do relacionamento do cliente em todas as etapas, de forma mais ágil e confiável.

Além disso, contar com essa tecnologia é um diferencial importante para os empresários que desejam potencializar seus ganhos e tornar a empresa mais reconhecida no mercado.

Devido à capacidade de automatizar a priorização de leads, você tem mais tempo para vender e a chance de seus contatos ficarem satisfeitos é muito maior.

No entanto, não estamos falando de algo que apenas grandes empresas devam utilizar. As pequenas e médias empresas também precisam entregar valor e melhorar a experiência do cliente, se quiserem ter mais resultados.

O mundo mudou, e hoje essa tecnologia é implantada nas empresas desde o início para que o relacionamento com os clientes melhore com a maior rapidez possível.

De acordo com o Grand View Research, o CRM é um recurso importante para todos os tipos de negócios e estima-se que mais de 91% das empresas com 10 ou mais funcionários utilizam-na para gerenciar conversas com clientes.

Entender sobre o CRM de vendas e como ele pode ajudar seus leads a se tornarem clientes, é um fator decisivo para o negócio, pois mantém a sua empresa relevante e competitiva no mercado.

Como é a gestão de vendas e relacionamento em sua empresa? Você utiliza alguma ferramenta ou acredita que não é preciso?

Reunimos tudo o que um software de vendas propicia às empresas para responder essas e outras questões. Além de entender se o seu negócio precisa de um CRM.

Boa leitura!

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Por que investir em um CRM de vendas?

Primeiro, se estamos falando sobre um CRM de vendas, estamos nos referindo a tecnologia ou, mais precisamente, um software com o objetivo de melhorar a relação entre o cliente e a empresa.

Assim, por meio de dados como histórico de compras, interações, necessidades, perfil, entre outras informações, é possível aumentar a precisão e agilidade das equipes de venda durante as abordagens.

Leia também: Estratégias de vendas para bater suas metas: como vender mais? | C3C

Portanto, investir em um CRM de vendas possibilita armazenar as informações, automatizar e agilizar todos os contatos, o que abre oportunidades para captação de novos clientes com maior assertividade.

Além disso, pode-se extrair relatórios e conseguir insights valiosos para aprimorar o processo de vendas, aumentar a satisfação de seus consumidores e a fidelização.

De forma geral, ele pode potencializar os resultados das empresas que:

  • Estão aumentando o número de clientes ou querem se aproximar de seus atuais.
  • Possuem uma taxa de rotatividade — churn rate — muito alta e querem mudar isso.
  • Desejam maior integração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento.
  • Querem ter acesso a informações dos clientes e leads com mais agilidade.
  • Precisam fazer um acompanhamento — follow up — mais eficaz.
  • Não querem mais trabalhar com planilhas e anotações.

Então, se a sua empresa não consegue gerenciar todos os contatos e interações, levando ao acúmulo de tarefas, esse é um ponto que merece atenção, pois ele demonstra que você pode se beneficiar de uma plataforma de CRM.

CRM: como essa tecnologia potencializa as vendas | C3C

Quais funcionalidades do CRM podem potencializar as vendas?

Embora você já conheça as principais funções do CRM, existem algumas funcionalidades específicas que podem agregar nos processos em sua empresa e garantir maiores resultados no setor de vendas e prospecção.

Leia também: Escale suas vendas com a implementação do CRM Salesforce

Confira quais são elas:

  • Otimização da gestão e análise das interações com clientes: permite manter uma fonte completa de informações sobre os clientes da empresa, com dados cadastrais, reclamações, negociações, devoluções, consultas, entre outros contatos.
  • Personalização de campanhas e argumentações de venda: os vendedores podem desenvolver uma conversa mais detalhada, conhecer profundamente as necessidades do cliente e superar suas expectativas.
  • Condução de leads pelo funil de vendas: o vendedor sabe onde está o lead e pode recomeçar as negociações de onde pararam, sem repetições inconvenientes e com maior qualidade no processo de follow up.
  • Automatização de tarefas repetitivas: com o CRM integrado em seus processos, é possível reduzir as atividades diárias que tomam muito tempo, otimizando as tarefas e diminuindo a possibilidade de erros humanos.
  • Maior captação de clientes: os vendedores possuem maior facilidade para qualificar e nutrir os leads, e finalizar vendas com os clientes.
  • Integração efetiva entre os colaboradores: com uma plataforma aberta e acessível para os membros da equipe, pode-se remover o uso de planilhas do processo e compartilhar dados relevantes sobre os clientes com as pessoas escolhidas.

Por fim, com uma plataforma de CRM em sua empresa é possível simplificar as tarefas e torná-las mais padronizadas.

Dessa forma, até mesmo os discursos de vendas poderão sem segmentados e personalizados considerando a etapa do funil onde os leads se encontram. Assim, pode-se manter a consistência no atendimento, prospecção e follow-up.

CRM: como essa tecnologia potencializa as vendas | C3C

Quais são as aplicações do CRM?

Por outro lado, o CRM também contribui para diferentes setores em sua empresa.
Mas lembre-se que o mais indicado é que ele seja aplicado de forma integrada, facilitando a comunicação e compartilhamento de informações entre as equipes.

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Operacional

Está relacionada ao atendimento ao cliente, pós-vendas, suporte técnico e help desk. Otimizar esse setor, por meio do CRM, permite atender os clientes e resolver seus problemas com mais agilidade.

Além disso, os times do operacional conseguem identificar funcionalidades dos serviços ou características dos produtos que precisam ou devam ser melhoradas.

Logo, questões importantes para o desenvolvimento de soluções mais assertivas para seus consumidores.

Analítica

Você já sabe que o CRM permite elaborar relatórios, mas investir nesse setor também possibilita traçar o perfil dos clientes e, assim, sanar suas necessidades de forma personalizada.

Dessa forma, o contato com seus consumidores será cada vez mais próximo, o que propicia maiores chances de conhecê-los e desenvolver estratégias que possam resolver suas dores.

Colaborativa

Lembra que comentamos sobre a importância de integrar seu CRM? Com essa integração, os dados podem fluir em todos os pontos de contato e relacionamento com o cliente.

Portanto, temos uma ação colaborativa necessária para que o foco no atendimento e necessidades do consumidor sejam atendidas.

Afinal, os dados do operacional e os relatórios emitidos pela aplicação analítica só serão úteis se toda a equipe, incluindo time de vendas, marketing, pesquisa, desenvolvimento e suporte, puderem usufruir dessas informações.

Estratégica

Por fim, chegamos ao momento de planejar um futuro para a empresa.

Então, unir as informações encontradas com análises de mercado, forças e fraquezas da empresa, oportunidades e ameaças, permite definir uma direção estratégica para atingir as principais metas do seu negócio.

Leia também: Sales Cloud: o sistema ideal para superar os desafios de vendas | C3C

CRM: como essa tecnologia potencializa as vendas | C3C

Como saber se a sua empresa precisa de um CRM de vendas?

Não existe empreendedor que não se preocupe com a rentabilidade da empresa. E após acompanhar informações sobre uma plataforma de CRM, deve ser difícil não querer todos os benefícios dessa tecnologia em seu negócio.

Para os profissionais de vendas, esse software permite organizar e controlar a comunicação com os clientes, acompanhando-os de forma efetiva em toda a jornada de compra.

Assim, por meio da integração proporcionada por essa ferramenta, pode-se potencializar a interação do time de vendas e também de toda a equipe, levando para os consumidores exatamente aquilo que desejam.

Leia também: Como escolher um CRM: dicas práticas para auxiliar sua empresa | C3C

O CRM pode ajudar a atingir diversos objetivos em sua empresa, incluindo o crescimento da rentabilidade e outros, como:

  • Maior número de vendas individuais de cada cliente
  • Relacionamento mais longo com os consumidores
  • Maior ticket médio de cada venda

Então, se você identificou problemas pelo qual sua empresa está passando, é provável que esse software possa ajudar — e muito — nos resultados do seu negócio.

O CRM de vendas possui um impacto gigante e permite que toda a sua equipe possa dar atenção ao cliente. É justamente esse atendimento personalizado que vai fazer com que a sua empresa aumente o número de conversões.

Agora que você sabe como essa plataforma é essencial e pode ajudar a potencializar suas vendas, é hora de conhecer quem sabe implementá-la da melhor maneira possível.

A C3C é uma empresa de software e implantação Salesforce que realiza entregas rápidas, de acordo com as prioridades da sua empresa.

Confira algumas de nossas realizações:

  • Integração com ERP realizada em 24h
  • Processos de vendas otimizados em 15 dias
  • Implementação Salesforce em menos de 30 dias
  • Retenção de clientes 27% maior com Salesforce CRM
  • 33% mais casos resolvidos com Salesforce CRM

Estamos aqui para te ajudar e temos a expertise necessária para entregar os resultados que você precisa, com a agilidade que a sua operação demanda.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços:

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